7 especializações em alta para a área da pedagogia

O curso de especialização, ou pós-graduação, é uma porta para quem quer crescer profissionalmente e alcançar cargos e, principalmente, salários mais altos.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada em 2020 por um site de empregos, mostrou que em cargos de diretoria, os que possuem pós-graduação ou MBA recebem 47,2% a mais do que aqueles que não têm a formação.

Uma outra pesquisa, voltada aos profissionais da educação, mostrou que os salários nesta área podem aumentar em até 118% para os profissionais com uma especialização.

Dessa forma, podemos dizer que quem quer crescer profissionalmente, a pós-graduação é o melhor investimento para a carreira.

7 especializações em alta para a área da pedagogia

Antes de se inscrever em um curso de pós-graduação é preciso analisar quais são os seus objetivos profissionais, perfil e o mercado de trabalho da área que mais se identifica.

Na área da educação, existem diversas opções de especialização. Então, para te ajudar na escolha, preparamos uma lista com 7 cursos de pós-graduação a distância para que você possa escolher a que mais se aproxima das suas pretensões profissionais. Confira:

Especialização em Neuropsicopedagogia

A pós em neuropsicopedagogia é muito buscada por quem quer alavancar a sua carreira e se especializar em uma área de atuação que vem crescendo muito nos últimos anos.

Podemos dizer que a Neuropsicopedagogia é a ciência que busca relacionar os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia. Resumindo, ela é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem.

Para começar a tratar esse assunto é importante ressaltar que a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) estabelece que ela pode ser dividida em 3 áreas de atuação: institucional, clínica e hospitalar.

A pós-graduação em Neuropsicopedagogia tem o objetivo de promover a capacitação completa dos profissionais sobre os principais conceitos da área. O curso ainda possibilitará que esses profissionais atuem em contextos educacionais, mediante a obtenção de conhecimentos da psicopedagogia, neurologia, psicologia cognitiva e pedagógica, tornando-os aptos para o trabalho com as dificuldades de aprendizagem dos alunos atendidos.

Especialização em Alfabetização e Letramento

Primeiramente é importante destacar que a maioria das crianças têm o primeiro contato com as letras na escola, durante os anos da educação infantil. Porém os conceitos de alfabetização e letramento tem significados diferentes. O que você precisa saber, nesse caso, é que o aluno alfabetizado não é necessariamente letrado. Pode parecer confuso, mas continue acompanhando que nós vamos te explicar o que se trata cada um deles.

Também é importante ressaltar que apesar de ser muito falado sobre os anos iniciais da educação, a Alfabetização e Letramento também podem ser trabalhadas com jovens e adultos que estejam nessa fase do ensino.

Para trabalhar nessa área é importante que o profissional da área da educação faça uma pós-graduação em Alfabetização e Letramento.

A boa notícia é que o curso pode ser feito a distância.

Durante o curso, você vai estudar os seguintes módulos:

  • Didática do Ensino Superior
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Letramento no Brasil
  • Psicogênese das Linguagens Oral E Escrita: Subsídios para Alfabetização e Letramento
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
  • Literatura, Leitura e Aprendizagem

Ao todo, cada módulo da pós em Alfabetização e Letramento tem 75 horas de duração e o curso todo é formado por 450 horas letivas.

Especialização em Educação Especial e Inclusiva

O acesso à educação é um direito essencial e comum a todos os cidadãos do Brasil. Dessa forma, podemos dizer que a Educação Especial e Inclusiva é essencial e precisa estar em todas as escolas e instituições de ensino. Com o curso de Pós graduação em educação especial e inclusiva você vai estar apto para atuar com alunos com necessidades especiais em escolas do ensino regular e em instituições de ensino especializado.

Como esse curso é voltado a profissionais da educação, a nossa dica é que você busque por uma pós graduação a distância em educação especial e inclusiva. Dessa forma, pode aliar os estudos com a sua rotina de trabalho.

O curso pode ser feito em 6, 9 ou 15 meses de duração. Porém, independente da duração escolhida, você irá ter acesso as seguintes disciplinas:

  • Formação Docente para a Diversidade
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais
  • Deficiência Intelectual, Física E Psicomotora
  • Deficiência Visual, Auditiva e Surdocegueira
  • Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades
  • Fundamentos da Educação Especial
  • Metodologia do Ensino da Educação Especial
  • Tecnologia Assistiva
  • Comunicação Alternativa

Especialização em Gestão Escolar

A pós em gestão escolar é muito buscada por quem deseja alcançar cargos diferentes dentro de uma escola ou instituição de ensino. Com ela, o profissional pode atuar em departamentos fora das salas de aula e é ideal para quem quer crescer dentro da área da educação.

A pós graduação em gestão escolar é o curso é voltado aos pedagogos, licenciados, diretores ou coordenadores de instituições de ensino. Como, na maioria das vezes, esses profissionais já estão inseridos e estabelecidos no mercado de trabalho, a nossa dica é que você opte pela pós-graduação a distância em gestão escolar. Dessa forma, é possível aliar os estudos com a rotina do trabalho.

Especialização em  Gestão Escolar: orientação e supervisão

A pós em gestão escolar: orientação e supervisão tem ênfase em Orientação e Supervisão. Portanto, ela está centrada nas rotinas de orientação e supervisão escolar, porém, também abrange as funções de direção e administração escolar, dessa forma, oferece uma capacitação profissional para as lideranças dos estabelecimentos escolares. Apesar de muito parecida com o curso de Gestão Escolar, essa pós abrange outros aspectos da administração escolar.

Especialização em Psicopedagogia Institucional

É importante destacar que a área da Psicopedagogia é muito procurada pelos profissionais que são formados e atuam na área da educação. Esse mercado vem ganhando de destaque e cresceu muito nos últimos anos.

A psicopedagogia é basicamente um saber científico que une, principalmente, os conhecimentos da pedagogia e da psicologia. Mas a Psicopedagogia não se resume a isso. Ela é uma área é multidisciplinar e  também envolve conhecimentos sobre neurologia, psicolinguística e antropologia, dentre outras disciplinas.

A pós graduação psicopedagogia institucional instrumentaliza o profissional da educação para o trabalho com as dificuldades de aprendizagem em ambientes de ação pedagógica. Auxilia, também, a equipe pedagógica para um trabalho integrado no processo de estimulação e retomada da aprendizagem.

Especialização em Educação Infantil

Primeiramente, é preciso destacar que a Educação Infantil é a primeira etapa da vida escolar do aluno. Essa etapa da educação acontece entre os 0 e 5 anos de idade e é destinada ao processo de socialização dos estudantes.

O principal objetivo do curso da pós graduação em educação infantil é aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos para a atuação docente no trabalho cotidiano da educação infantil, bem como atualizar a formação de profissionais que apoiarão a prática pedagógica docente.

O curso tem 450 horas de duração. Essa carga é dividida entre as seguintes disciplinas:

  • Didática do Ensino Superior
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento Infantil
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Literatura Infantil
  • Movimento

Especialização em Neuropsicopedagogia

Podemos dizer que a Neuropsicopedagogia é a ciência que busca relacionar os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia. Resumindo, ela é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem.

Para obter os resultados, essa ciência relaciona os estudos das neurociências com conhecimentos de psicologia cognitiva e da pedagogia.

O curso de pós em neuropsicopedagogia ead é voltado para profissionais da educação e saúde, como os pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, entre outros.

Então, se você tem formação nessa área, pode se inscrever nessa especialização para alavancar a sua carreira.

Ao todo, a pós tem 450 horas de duração, e nesse tempo, o estudante vai poder se aprofundar no tema através de seis módulos. São eles:

  • Formação docente para a diversidade
  • Novos caminhos para profissionais da educação
  • Psicologia do desenvolvimento
  • Fundamentos da psicopedagogia
  • A neuropsicopedagogia e o processo de aprendizagem
  • Teoria e prática da neuropsicopedagogia.

Editor do site

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

vinte − oito =