Como absorver mais de uma videoaula?

Hoje, nós vamos te ensinar como estudar com uma videoaula, e ainda, tirar mais proveito dos conhecimentos passados através dela. Pois, este é o formato de ensino de diversos cursos de graduação, pós-graduação e até preparatórios para concursos públicos. Afinal, com a ajuda da videoaula, o aluno pode estudar quando e onde quiser e ainda ter ao seu lado a experiências e as explicações dos professores. Por isso, muitas pessoas preferem aprender com videoaula a ler uma apostila, por exemplo. Então, se esse também é o seu caso, confira este post até o final, conheça nossas dicas e coloque em prática no seu dia a dia de estudos.

Estudar com videoaula de maneira eficiente

Se o seu objetivo é estudar com videoaulas de maneira eficiente, o primeiro ponto é garantir que você vai prestar atenção no conteúdo que está sendo passado. Por isso, é importante retirar todo tipo de distração de perto, como celular ou televisão. Afinal, a videoaula tende a não ser longa, cerca de 30 a 40 minutos de duração, então, é preciso que você tenha esse tempo disponível para dar atenção ao conhecimento.

Então, mesmo que você utilize o seu celular ou notebook para estudar, ainda é possível fugir das possíveis distrações. No caso do smartphone, você pode desabilitar momentaneamente as notificações de outros aplicativos, principalmente os apps das redes sociais. Afinal, eles são as principais causas das distrações. No computador ou no notebook fica ainda mais fácil, é só não abrir outras abas no navegador de internet. Assim, é possível se concentrar apenas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e nas suas aulas.

Pausa na videdoaula

Além disso, é importante que você não pause a videoaula para desempenhar outra atividade que não tenha relação com o conteúdo estudado. Use a pausa se precisar de um tempo para absorver o conhecimento ou pensar no que o professor acabou de explicar. Se for necessário, também vale voltar e escutar a explicação novamente. Ou seja, mantenha a sua atenção no assunto da aula.

Também é importante verificar o seu local de estudos. É claro, você não precisa se deslocar até uma instituição de ensino para aprender, mas é importante que você tenha um espaço definido para os estudos do dia a dia. Sendo assim, de preferência, escolha um local bem arejado e bem iluminado. Além disso, é importante estar confortável, para que aumente o nível se concentração e evite possíveis dores nas costas, por exemplo. Então, escolha uma cadeira confortável e tenha o apoio de uma mesa. E adapte o seu dispositivo para que ele fique na altura do seu campo de visão.

Dicas de estudo para cursos a distancia com videoaula

Sendo assim, vamos a mais dicas de estudo para cursos a distancia com videoaula. Então, um dos nossos conselhos é que você sempre alterne a teoria da videoaula com a prática da resolução de questões. Afinal, quando você testa os seus conhecimentos respondendo questões, você pode fixar melhor a aprendizagem ou ainda revisar o conteúdo que já foi estudado. Sendo assim, você pode, por exemplo, separar questões dos temas aprendidos na semana e responder no sábado ou no domingo. Assim, você pode conferir quais temas foram aprendidos e quais precisam ser revisados. Lembre-se de acompanhar o seu desempenho semana a semana e anotar sobre o seu progresso.

Muitas pessoas sabem da importância de fazer algumas anotações a partir dos ensinamentos das videoaulas. Mas, como fazer anotações de videoaula? Na verdade, é bem simples. O ideal é que você faça uma espécie de resumo, com algumas palavras-chaves, além de pequenas informações pertinentes, que são importantes para a matéria, ou que você acredita que terá dificuldade em guardar. Mas, independente se é uma videoaula de graduação, pós ou qualquer outra, as anotações  precisam ser feitas com as suas palavras. Não adianta anotar do jeito que o professor falou, precisa ser de uma maneira que fique clara para você. Dessa forma, você lembrará da matéria de forma mais rápida.

Assim, quando você precisar estudar para a prova ou revisar algum conteúdo, poderá ler as suas anotações. A partir delas é possível definir qual videoaula precisa ser revista ou se o conteúdo já está bem fixado em sua mente. Adote essa prática no seu dia a dia.

Como aprender com videoaulas?

Algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como aprender com videoaulas. Mas, na verdade, não é muito diferente do que já estávamos acostumados. Afinal, você ainda terá ao seu lado a experiência dos professores. Esses profissionais vão apresentar explicações simples e diretas sobre determinado assunto daquela aula. Você ainda terá atividades para desempenhar e, posteriormente, provas para fazer. Sendo assim, a única diferença é que você não estará em uma sala de aula. E esse pode ser um ponto positivo a seu favor. Afinal, assim, você mesmo escolhe o seu ritmo de estudos. Então, pode acelerar uma videoaula sobre um assunto que você já tem domínio, ou ainda, se demorar mais em um tema do seu interesse, ou que você tenha maior dificuldade.

E mais uma dica de como estudar por videoaula de forma eficiente é manter uma rotina de aprendizado. Dessa forma, você não deixa os conteúdos acumularem e mantém um ritmo de aprendizagem. Mas, antes de definir qual é o melhor horário de estudos, teste diferentes períodos do seu dia. Afinal, há pessoas que rendem melhor no período da manhã, outras que se concentram melhor a tarde ou até mesmo a noite. Então, confira qual é o seu caso e tire proveito disso.

Prontinho, essas são algumas dicas simples e rápidas, mas que vão fazer a diferença em como estudar por videoaula. Então, anote nossos conselhos e coloque em prática no seu dia a dia de aprendizagem. Depois, venha nos contar qual foi a dica principal que melhorou o seu aprendizado com as videoaulas do seu curso. E, se você está começando agora uma graduação ou pós-graduação EAD, já inicie com o pé direito, adotando essas dicas. Faça um cronograma para decidir quantas e quais videoaulas assistir por dia, isso mantém a sua rotina mais organizada.

Deixe seu Comentário