Como funciona uma pós-graduação online em psicopedagogia institucional?

Quer se especializar em psicopedagogia institucional, mas ainda tem algumas dúvidas sobre o curso? Então você veio ao lugar certo! Aqui, além de descobrir o que é psicopedagogia institucional, você vai encontrar todas as informações que precisa sobre o curso de psicopedagogia institucional online.

Psicopedagogia institucional

Primeiramente, é importante destacar que a área da Psicopedagogia é muito procurada pelos profissionais que são formados e atuam na área da educação. Esse mercado vem ganhando de destaque e cresceu muito nos últimos anos.

Mas antes de falarmos do curso de especialização, vamos te falar mais sobre essa área o mercado de trabalho. Para começar: você sabe O que é psicopedagogia?

A psicopedagogia é basicamente um saber científico que une, principalmente, os conhecimentos da pedagogia e da psicologia. Mas a Psicopedagogia não se resume a isso. Ela é uma área é multidisciplinar e  também envolve conhecimentos sobre neurologia, psicolinguística e antropologia, dentre outras disciplinas.

Quando falamos sobre a Psicopedagogia Institucional, vale ressaltar que se trata da ciência que estuda o fenômeno da aprendizagem, dito isso, é possível entender a importância da psicopedagogia institucional. O profissional habilitado nessa área precisa compreender o processo de aquisição de conhecimento para agir no ato de aprender e no de ensinar.

O trabalho do Psicopedagogo Institucional pode ser exercido em escolas, ONGs, centro comunitários, entre outros. Ele é o profissional que auxilia a direção a implantar metodologias de ensino e práticas pedagógicas que beneficiam a qualidade do ensino oferecido aos alunos.

Para obter bons resultados na execução de suas responsabilidades, o trabalho da Psicopedagogia na escola precisa abranger toda comunidade escolar, como equipe pedagógica, direção, professores, alunos e pais e demais funcionários da instituição de ensino.

Para exercer essas atividades, os profissionais formados em Pedagogia, Psicologia ou qualquer licenciatura, precisam cursar uma Pós-graduação em psicopedagogia.

Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional

A pós graduação psicopedagogia institucional instrumentaliza o profissional da educação para o trabalho com as dificuldades de aprendizagem em ambientes de ação pedagógica. Auxilia, também, a equipe pedagógica para um trabalho integrado no processo de estimulação e retomada da aprendizagem.

O curso objetiva formar profissionais capacitados para detectar as causas das dificuldades de aprendizagem de alunos e encaminhá-los para processos educativos que lhe atendam numa visão interdisciplinar, ajudando-o a superar seus obstáculos educacionais.

Ele é voltado aos educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Outro fator determinante na escolha entre fazer ou não uma pós graduação em psicopedagogia institucional ead é o critério financeiro. Uma pesquisa recente, realizada com cerca de dois milhões de profissionais, em 4.063 cidades do Brasil, mostrou que, dependendo do cargo, ter uma pós-graduação pode significar um aumento de até 53,7% no salário.

O que se estuda na pós em Psicopedagogia?

Agora que você já sabe mais sobre o que faz um psicopedagogo institucional e sobre o curso, vamos te mostrar o que você vai estudar durante esse curso.

Primeiramente, é preciso destacar que a pós-graduação tem 450 horas de duração. Nesse tempo, o aluno vai ter acesso a todas as disciplinas necessárias para se tornar um profissional completo e apto para os desafios da profissão e mercado de trabalho.

Então, confira os seis módulos que formam a pós-graduação em Psicopedagogia Institucional:

  • Didática do Ensino Superior
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Teorias da Aprendizagem
  • Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais
  • Fundamentos da Psicopedagogia
  • Introdução à Psicopedagogia

Como é a Pós em Psicopedagogia Institucional a distância?

Agora, se você quer saber como é um curso de Psicopedagogia Institucional, fique atento! Agora vamos te dar dicas valiosas para escolher um curso.

O que você precisa se atentar é que ao optar pela pós em psicopedagogia institucional a distância, você vai ter acesso a todas as aulas, livros, provas e informações sobre seu curso através de um Portal, chamado de Portal AVA. Dentro deste Ambiente Virtual de Aprendizagem, o aluno também vai poder solicitar documentos, ver notas, fazer avaliações e diversos outros serviços ofertados pela instituição de ensino através desse sistema.

Outro ponto importante que você deve se atentar ao escolher um curso EAD é em relação aos materiais ofertados aos alunos do curso de pós-graduação. Com essa metodologia, o aluno se torna o protagonista do próprio aprendizado e pode escolher de que forma quer estudar, podendo optar pelo uso de materiais impressos, videoaulas ou DVDs. Sendo assim, é preciso que você avalie de qual forma absorve melhor os conteúdos e utilize os métodos que melhor se encaixam no seu perfil. Mas a nossa dica, pensando na qualidade do seu aprendizado, é que você una as duas formas de estudos: livros e videoaulas. Assim você consegue absorver o máximo de conteúdos possíveis e tem a possibilidade de tirar as suas dúvidas consultando o material impresso ou as videoaulas como apoio.

Além disso, ao estudar com materiais impressos você torna seu aprendizado muito mais profundo, pois vai poder grifar ou fazer anotações nas partes que forem mais importantes para você.

Também é importante frisar sobre essa metodologia de ensino é que os materiais didáticos são produzidos pelos autores/professores. Os livros, sejam eles impressos ou digitais, têm o formato de plano de estudos. Cada capítulo do livro tem uma videoaula correspondente. O professor de cada disciplina fica responsável por escrever o livro, gravar a videoaula e produzir as questões da prova. Assim, conseguimos manter uma unidade de ensino, trazendo resultados mais satisfatórios para os alunos.

Por fim, é preciso destacar outro ponto importante a ser destacado em relação ao EAD: nessa modalidade apenas o ritmo de aprendizagem do aluno é o que importa. Com as aulas a distância, você pode, por exemplo, acelerar a aula de um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema que é do seu interesse ou que você tenha maior dificuldade. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Psicopedagogia Institucional e o que faz o profissional especializado nessa área, já pode se matricular na pós-graduação e começar a trilhar o caminho do seu sucesso profissional.

 

Editor do site

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

7 + 3 =