O que é a Segunda Licenciatura?

Muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é sobre Segunda Licenciatura. Afinal esse tipo de curso é recente e muitos profissionais da educação não sabem como e para o que serve.

No artigo de hoje, iremos abordar alguns aspectos importantes sobre a segunda licenciatura e como você pode aprimorar sua carreira como professor por meio dela.

Como surgiu a segunda licenciatura?

O principal fator para a criação do curso de segunda licenciatura foi a carência de profissionais que o setor da educação sofre.

Há muita falta de mão de obra e pensando dessa forma, o MEC desenvolveu, como política educacional, esse recurso. E foi disposta na Resolução do MEC de número 2, publicada em 1º de Julho de 2015.

O que é a Segunda Licenciatura?

O curso de Segunda Licenciatura permite que o professor formado em alguma licenciatura, possa fazer em um curto espaço de tempo, outra formação, sobre outra matéria, e com isso, dar aulas nessa nova expertise.

Ou seja, outra licenciatura, com o mesmo peso de graduação, só que mais rápido na conclusão. Afinal, as matérias obrigatórias já foram discutidas na primeira formação, agora seria apenas necessário focar nas específicas.

E a mudança de área é muito variada.

O que acontece é que, dependendo da afinidade das matérias, a segunda licenciatura pode ser concluída num tempo reduzido. Caso negativo, em um tempo maior. Por exemplo, um professor de Geografia que decide fazer uma segunda licenciatura em Física. Nesse caso, as matérias especificas serão maiores, diferente seria se o professor já fosse de matemática e decidisse fazer física.

Mas para saber melhor sobre essa questão, é preciso verificar com a instituição de ensino.

Diploma ou Certificado?

Antes de mais nada é preciso que se atente se a instituição que oferece esse módulo possui reconhecimento pelo MEC. Pois a ideia da segunda licenciatura é formação com peso de graduação, no final, você precisa receber um Diploma de Conclusão de curso. Caso contrário, seria um certificado, o que não é a mesma coisa.

É possível fazer a segunda licenciatura em EAD?

Sim. Essa foi justamente uma das primeiras possibilidades ofertadas. A ideia era que o professor, mesmo com a sua rotina de sala de aula, conseguisse conciliar os estudos da sua nova formação.

E não se preocupe, o curso em EAD não perde em nada para o presencial, tendo mesmo peso no mercado e entregando todos os conteúdos primordiais para torná-lo um exímio profissional.

E nada de pensar que esse recurso é voltado apenas para professores que já estejam trabalhando. Na verdade, toda pessoa formada em licenciatura pode fazer.

Então se esse é seu sonho e deseja mudar ou ampliar suas atividades, esse caminho é uma alternativa maravilhosa.

Quer saber mais sobre o universo da educação, conheça nossos outros artigos.

Editor do site

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

20 − 20 =