Pós graduação ou mestrado: qual o melhor para sua carreira?

Se você fica em dúvida entre pós graduação ou mestrado, veio ao lugar certo. No post de hoje, vamos contar todos os detalhes sobre essas especializações e te ajudar a escolher a melhor alternativa para você. Mas, antes de tudo, é  importante lembrar que não existe qual é o melhor entre os dois, mas sim, qual é o melhor na sua situação. Por isso, é importante saber quais são os seus objetivos e preferências para  chegar no melhor resultado.  Sendo assim, vamos começar te explicando o que é pós-graduação e como ela se divide. Afinal quando você fica bem informado, tudo parece mais simples.

O que é pós-graduação?

Assim como o próprio nome já sugere, a pós-graduação seria a continuação dos estudos depois da graduação. Dessa forma, só é possível se inscrever em um curso de pós, depois de ter completado um curso de nível superior, que pode ser licenciatura, bacharelado ou tecnólogo. Então, na verdade o mestrado também é um tipo de pós-graduação. Os programas de ensino estão divididos entre lato sensu e stricto sensu. Vamos ver um pouco mais sobre eles para que você possa entender melhor.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a pós lato sensu se refere aos programas de especialização, onde estão incluídos os cursos de MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Eles são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.

Ainda, segundo o MEC, a pós stricto sensu compreende programas de mestrado e doutorado. Eles são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino. Assim como, ao edital de seleção dos alunos. Sendo assim, ao final do curso o aluno obterá diploma.

Mas, é possível que você encontre cursos intitulados apenas como pós-graduação no mercado acadêmico. Eles são, na verdade, cursos de especialização, ou seja, lato sensu.

Pós graduação ou mestrado?

Agora que você já sabe mais sobre essas duas modalidades de curso, podemos dar dicas de como fazer a sua escolha. Sendo assim, é importante frisar que, os estudantes que optam por um curso de mestrado ou doutorado é porque querem seguir a vida acadêmica, seja dando aulas ou realizando pesquisas dentro da universidade. Já o curso de MBA, ou até a chamada pós-graduação, é mais procurado por pessoas que já trabalham na área. Esses alunos querem conquistar um cargo melhor, aumentar o conhecimento específico ou conquistar uma nova vaga de emprego.

Além disso, pouca gente sabe, mas é possível fazer um mestrado profissional. Ou seja, seria uma pós stricto senso, mas voltada para o mercado de trabalho e não para a docência, diferente do que vimos anteriormente. Sendo assim, ao finalizar este curso, o aluno deverá apresentar um trabalho, podendo ser uma monografia em forma de estudo de caso ou um projeto a respeito de determinado tema. Mas, é importante lembrar que neste caso é exigido que o aluno tenha proficiência em outra língua, geralmente o inglês. Já que o aluno deverá preparar uma dissertação para apresentar o estudo desenvolvido, além de defender os resultados e a motivação da linha de pesquisa escolhida.

O que eu devo levar em conta na hora de escolher?

Sabemos que essa não é uma escolha simples e que vai impactar no seu futuro. Por isso, nessa hora de escolha, você deve pesquisar também o que o mercado oferece atualmente. Mas sempre levando em conta as suas habilidades e desejos profissionais. Vale também conversar com profissionais que já estão formados para entender melhor a situação dos dois lados. As possibilidades de estudo estão aí e você pode optar pelas duas, desde que elas estejam alinhadas ao seu objetivo profissional. Então, tenha sempre a sua carreira em mente, saiba onde quer chegar e use as ferramentas disponíveis para chegar lá!

Ou seja, você precisa se questionar sobre os seus objetivos profissionais. Por exemplo, onde você se imagina trabalhando daqui a alguns anos? Com o que você trabalha atualmente? Você quer mudar de área? É com base nas respostas para essas perguntas que você pode se orientar, levar em consideração as suas expectativas e fazer a melhor escolha para o seu futuro. Porém, é importante dizer que nada impede que você faça um curso de MBA hoje e depois ingresse em um mestrado, por exemplo. Desde que esses dois cursos sigam a mesma linha de especialização que você quer para o eu futuro.

Então, se você estava na dúvida entre mestrado ou pós graduação já pode fazer uma escolha muito mias consciente depois de ler este texto. E não se preocupe, você não está sozinho nessa dúvida entre fazer pós ou mestrado. Afinal, muitas pessoas possuem dúvidas até mesmo na hora de escolher a graduação e você  já conseguiu vencer essa primeira etapa. Para te ajudar ainda mais, separamos abaixo algumas perguntas e respostas rápidas sobre o assunto.

Precisa de pós para fazer mestrado?

Muitas  pessoas questionam se precisam de pós para fazer mestrado, mas não há necessidade. Para você se candidatar a uma vaga de mestrado precisa apresentar o diploma de nível superior, ou seja, provar que você já passou por uma graduação.

Mestrado antes ou depois da pós?

Outra dúvida é: mestrado antes ou depois da pós? Na verdade, como vimos na dúvida anterior não há relação ou ordem. Sendo assim, você não precisa de pós para fazer um mestrado.

MBA é mestrado ou pós-graduação?

E o MBA é mestrado ou pós-graduação? Na verdade, o Master Business Administration é uma pós lato sensu. Já o mestrado é considerado uma pós stricto sensu. Dessa forma, são categorias diferentes de cursos de pós-graduação.

É melhor fazer pós ou mestrado?

Como já falamos anteriormente, não há uma resposta padrão para a pergunta: é melhor fazer pós ou mestrado? Afinal, tudo depende dos seus objetivos profissionais, das suas habilidades e preferências para a sua carreira. Sendo assim, você precisa chegar sozinho na melhor resposta para você, analisando apenas a sua situação.

Deixe seu Comentário