Quais são as possibilidade de atuação para formados em ciências contábeis?

Se você pretende se matricular em um curso de ciências contábeis, precisa conhecer mais sobre o mercado de trabalho e saber quais são as possibilidade de atuação na área. Assim, saberá também, antecipadamente, quais são os principais pontos e conhecimentos que o mercado cobra desses profissionais. E a partir disso, poderá focar nesses pontos até mesmo durante a graduação.

Sendo assim, se você tem dúvidas sobre o tema, precisa ler este texto até o final e ficar bem informado. Mas, antes de falar sobre o mercado de trabalho para formados em ciências contábeis, vamos falar sobre o curso em si. Dessa forma, no próximo tópico, você pode conferir o tempo de duração do curso de ciências contábeis a distância.

Quanto tempo dura o curso de ciências contábeis EAD?

A graduação é o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso, sendo assim, o curso de ciências contábeis a distância possui em média quatro anos de duração. Esse é um curso de bacharelado que oferece o conhecimento teórico e prático necessários para transformar o estudante em um bom profissional.

Sendo assim, durante o curso de ciências contábeis EAD, o estudante terá acesso a matérias específicas da área. Como, por exemplo: Matemática Financeira; Legislação Empresarial; Comportamento e Cultura Organizacional; Teoria Avançada da Contabilidade; Contabilidade Empresarial e Societária; Análise das Demonstrações Financeiras; Mercados Financeiros e de Capitais e muitas outras.

Além disso, na graduação há outras duas etapas importantes, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio supervisionado obrigatório. Ambas as atividades são indispensáveis ao aluno, mas levando em conta o tema do nosso texto, o estágio tem um destaque ainda maior. Afinal, esse será o primeiro contato do aluno com o ambiente de trabalho. Essa é a hora em que ele poderá colocar em prática o conhecimento adquirido e aprender ainda mais.

Atuação do formado no curso de ciências contábeis EAD

Então, agora chegou a hora de falar especificamente sobre o mercado de trabalho para formados em ciências contábeis. Sendo assim, após conquistar o diploma no curso de ciências contábeis EAD e ser aprovado no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o profissional pode atuar em várias áreas. Na verdade, podemos dizer que essa é das profissões que mais possui oportunidades oferecidas no mercado de trabalho.

Sendo assim, a área de atuação mais conhecida talvez seja a contabilidade empresarial. Nessa opção, o profissional é responsável pela apuração dos impostos, assim como, pelo controle das contas a pagar e receber, por realizar o levantamento de estoques e patrimônio, e claro, pelo controle das receitas e despesas da empresa.

Já na Auditoria Contábil, que é mais uma das possibilidades, o profissional analisa as finanças da empresa, verifica registros e identifica possíveis falhas de gestão. Essa é uma das áreas de atuação mais importantes no ramo da contabilidade, pois, graças a ela é possível ter a garantia de que todos os procedimentos aplicados se adequam ao que determina a legislação.

Ainda há a contabilidade pública, também conhecida como Gestão Pública, é uma das áreas que mais exige conhecimento e atenção por parte do formado na faculdade de ciências contábeis EAD. Como o próprio nome já deixa claro, o profissional ficará responsável por garantir a melhor aplicação do dinheiro público. Atuando nos Tribunais de Contas, ele irá analisar relatórios dos municípios e do Governo Estadual, controlará o uso e a aplicação dos recursos financeiros captados, e alertará sobre possíveis fraudes ou desvios de verba.

Possibilidades na área acadêmica

Ainda há as possibilidades de atuação na área acadêmica, que é uma das mais buscadas por quem se forma no curso de ciências contábeis a distância. Nesse segmento, é possível dar aulas em universidades, participar de pesquisas, ministrar palestras e escrever artigos e livros referentes à área contábil.

Existem ainda outras áreas muito importantes, como controladoria, consultoria, auditoria, perícia contábil, etc. As opções são inúmeras, o que contribui para que a faculdade de Ciências Contábeis a distância seja todos os anos uma das graduações com maior número de matrículas.

Mercado de trabalho na área

Como já deu para perceber, ciências contábeis é uma área que coleciona diversas oportunidades de atuação para os seus profissionais. Sendo assim, sempre há boas oportunidades aguardando por profissionais qualificados.

Nos últimos anos podemos afirmar que a contabilidade tem ampliado seu alcance e o mercado de trabalho está favorável para quem pensa em abrir seu próprio negócio, assessorar a abertura de empresas ou até mesmo atuar como profissional registrado em uma organização (por lei todos os empreendimentos devem contratar os serviços de com contador).

Em pesquisas recentes, estima-se que existem 300 mil profissionais em atuação e 350 mil que devem ingressar no mercado nos próximos anos. Mas a falta de qualificação principalmente em auditoria, análise financeira, contabilidade e finanças corporativas pode gerar bons nichos de atuação.

Invista em uma pós-graduação na área de ciências contábeis

Para se destacar no mercado e conquistar melhores vagas na área de ciências contábeis, é preciso estar em constante especialização. Por isso, depois de terminar o curso de bacharelado em ciências contábeis é interessante apostar em uma pós-graduação na área.

Na hora de escolher o curso de especialização, há alguns pontos que você precisa levar em consideração para fazer a melhor escolha para o seu futuro. Então, vale levar em conta as suas habilidades e identificar quais pontos você precisa melhorar na área e focar sua especialização nesse segmento.

Além disso, é interessante também conferir quais são as carências do mercado, ou seja, os segmentos em que estão faltando profissionais qualificados. Ou ainda, as áreas que estão em alta e devem ganhar destaque nos próximos anos, assim, você terá tempo de terminar a pós e ingressar no ramo em questão.

A nossa dica é que você também converse com profissionais formados, para saber mais sobre a área de trabalho e entender um pouco mais sobre o dia a dia da profissão. Afinal, para se tornar um bom profissional, você precisa estar envolvido com temas e experiências relacionadas as ciências contábeis como um todo, ou especificamente no segmento que foi escolhido por você.

Editor do site

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

13 − 9 =