Quais são as possibilidade de atuação para formados em ciências contábeis?

Se você pretende se matricular em um curso de ciências contábeis, precisa conhecer mais sobre o mercado de trabalho e saber quais são as possibilidade de atuação na área. Assim, saberá também, antecipadamente, quais são os principais pontos e conhecimentos que o mercado cobra desses profissionais. E a partir disso, poderá focar nesses pontos até mesmo durante a graduação.

Sendo assim, se você tem dúvidas sobre o tema, precisa ler este texto até o final e ficar bem informado. Mas, antes de falar sobre o mercado de trabalho para formados em ciências contábeis, vamos falar sobre o curso em si. Dessa forma, no próximo tópico, você pode conferir o tempo de duração do curso de ciências contábeis a distância.

Quanto tempo dura o curso de ciências contábeis EAD?

A graduação é o primeiro passo rumo a uma carreira de sucesso, sendo assim, o curso de ciências contábeis a distância possui em média quatro anos de duração. Esse é um curso de bacharelado que oferece o conhecimento teórico e prático necessários para transformar o estudante em um bom profissional.

Sendo assim, durante o curso de ciências contábeis EAD, o estudante terá acesso a matérias específicas da área. Como, por exemplo: Matemática Financeira; Legislação Empresarial; Comportamento e Cultura Organizacional; Teoria Avançada da Contabilidade; Contabilidade Empresarial e Societária; Análise das Demonstrações Financeiras; Mercados Financeiros e de Capitais e muitas outras.

Além disso, na graduação há outras duas etapas importantes, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio supervisionado obrigatório. Ambas as atividades são indispensáveis ao aluno, mas levando em conta o tema do nosso texto, o estágio tem um destaque ainda maior. Afinal, esse será o primeiro contato do aluno com o ambiente de trabalho. Essa é a hora em que ele poderá colocar em prática o conhecimento adquirido e aprender ainda mais.

Atuação do formado no curso de ciências contábeis EAD

Então, agora chegou a hora de falar especificamente sobre o mercado de trabalho para formados em ciências contábeis. Sendo assim, após conquistar o diploma no curso de ciências contábeis EAD e ser aprovado no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o profissional pode atuar em várias áreas. Na verdade, podemos dizer que essa é das profissões que mais possui oportunidades oferecidas no mercado de trabalho.

Sendo assim, a área de atuação mais conhecida talvez seja a contabilidade empresarial. Nessa opção, o profissional é responsável pela apuração dos impostos, assim como, pelo controle das contas a pagar e receber, por realizar o levantamento de estoques e patrimônio, e claro, pelo controle das receitas e despesas da empresa.

Já na Auditoria Contábil, que é mais uma das possibilidades, o profissional analisa as finanças da empresa, verifica registros e identifica possíveis falhas de gestão. Essa é uma das áreas de atuação mais importantes no ramo da contabilidade, pois, graças a ela é possível ter a garantia de que todos os procedimentos aplicados se adequam ao que determina a legislação.

Ainda há a contabilidade pública, também conhecida como Gestão Pública, é uma das áreas que mais exige conhecimento e atenção por parte do formado na faculdade de ciências contábeis EAD. Como o próprio nome já deixa claro, o profissional ficará responsável por garantir a melhor aplicação do dinheiro público. Atuando nos Tribunais de Contas, ele irá analisar relatórios dos municípios e do Governo Estadual, controlará o uso e a aplicação dos recursos financeiros captados, e alertará sobre possíveis fraudes ou desvios de verba.

Possibilidades na área acadêmica

Ainda há as possibilidades de atuação na área acadêmica, que é uma das mais buscadas por quem se forma no curso de ciências contábeis a distância. Nesse segmento, é possível dar aulas em universidades, participar de pesquisas, ministrar palestras e escrever artigos e livros referentes à área contábil.

Existem ainda outras áreas muito importantes, como controladoria, consultoria, auditoria, perícia contábil, etc. As opções são inúmeras, o que contribui para que a faculdade de Ciências Contábeis a distância seja todos os anos uma das graduações com maior número de matrículas.

Mercado de trabalho na área

Como já deu para perceber, ciências contábeis é uma área que coleciona diversas oportunidades de atuação para os seus profissionais. Sendo assim, sempre há boas oportunidades aguardando por profissionais qualificados.

Nos últimos anos podemos afirmar que a contabilidade tem ampliado seu alcance e o mercado de trabalho está favorável para quem pensa em abrir seu próprio negócio, assessorar a abertura de empresas ou até mesmo atuar como profissional registrado em uma organização (por lei todos os empreendimentos devem contratar os serviços de com contador).

Em pesquisas recentes, estima-se que existem 300 mil profissionais em atuação e 350 mil que devem ingressar no mercado nos próximos anos. Mas a falta de qualificação principalmente em auditoria, análise financeira, contabilidade e finanças corporativas pode gerar bons nichos de atuação.

Invista em uma pós-graduação na área de ciências contábeis

Para se destacar no mercado e conquistar melhores vagas na área de ciências contábeis, é preciso estar em constante especialização. Por isso, depois de terminar o curso de bacharelado em ciências contábeis é interessante apostar em uma pós-graduação na área.

Na hora de escolher o curso de especialização, há alguns pontos que você precisa levar em consideração para fazer a melhor escolha para o seu futuro. Então, vale levar em conta as suas habilidades e identificar quais pontos você precisa melhorar na área e focar sua especialização nesse segmento.

Além disso, é interessante também conferir quais são as carências do mercado, ou seja, os segmentos em que estão faltando profissionais qualificados. Ou ainda, as áreas que estão em alta e devem ganhar destaque nos próximos anos, assim, você terá tempo de terminar a pós e ingressar no ramo em questão.

A nossa dica é que você também converse com profissionais formados, para saber mais sobre a área de trabalho e entender um pouco mais sobre o dia a dia da profissão. Afinal, para se tornar um bom profissional, você precisa estar envolvido com temas e experiências relacionadas as ciências contábeis como um todo, ou especificamente no segmento que foi escolhido por você.

Deixe seu Comentário