Quais são os cargos do TJMG?

Com edital previsto para o início de 2022, o concurso TJMG movimenta os concurseiros que aguardam ansiosos por esta publicação.

Confira neste texto abaixo, todas as informações selecionadas pelo blog Analista de Mercado, com relação aos cargos do TJMG.

Sobre o concurso TJMG 2022

De acordo com o projeto básico publicado no dia 20 de janeiro de 2022, o concurso TJMG 2022 deve oferecer vagas para os cargos de Oficial e Analista Judiciário.

Desta forma, os cargos do TJMG devem ser:

– Oficial Judiciário (Classe D) – Assistente Técnico de Controle Financeiro

– Oficial Judiciário (Classe D) – Oficial de Justiça

– Analista Judiciário (Classe C) – Administrador

– Analista Judiciário (Classe C) – Analista de Tecnologia da Informação

– Analista Judiciário (Classe C) – Analista Judiciário

– Analista Judiciário (Classe C) – Assistente Social

– Analista Judiciário (Classe C) – Bibliotecário

– Analista Judiciário (Classe C) – Contador

– Analista Judiciário (Classe C) – Enfermeiro

– Analista Judiciário (Classe C) – Engenheiro Civil

– Analista Judiciário (Classe C) – Engenheiro Eletricista

– Analista Judiciário (Classe C) – Engenheiro Mecânico

– Analista Judiciário (Classe C) – Médico

– Analista Judiciário (Classe C) – Psicólogo

– Analista Judiciário (Classe C) – Revisor Judiciário

 

O quantitativo de vagas ainda não foi informado. Porém, considerando os dados do Portal da Transparência, atualizado em dia 31 de dezembro de 2020, o número de cargos vagos era de 3.331, sendo 2.959 para a função de Oficial Judiciário e 372 para Técnico Judiciário.

 

Requisitos e atribuições dos cargos TJMG

Antes mesmo de sonhar com a futura aprovação e investir em um curso para concurso TJMG 2022 é preciso que você conheça a fundo os requisitos e atribuições de cada cargo. Assim, você pode antecipar a sua preparação de acordo com um cargo específico, que traga tudo aquilo que você busca profissionalmente.

Por isso, reunimos abaixo os principais requisitos e atribuições de cada função. Não deixe de conferir!

Oficial Judiciário (Classe D) – Assistente Técnico de Controle Financeiro

Requisitos de participação: Certificado de conclusão de curso técnico de contabilidade, reconhecido por órgão competente.

Atribuições do cargo: Auxiliar na elaboração da proposta orçamentária anual, na análise e planificação de contas, no detalhamento de despesas, nos serviços contábeis, na elaboração dos balanços, balancetes, demonstrativos de movimento de contas, nos cálculos diversos e na organização de processos de prestação de contas; realizar procedimentos e rotinas concernentes ao acompanhamento da execução de contratos; entre outras.

Oficial Judiciário (Classe D) – Oficial de Justiça

Requisitos de participação: Certificado de conclusão de curso de nível médio de escolaridade, reconhecido por órgão competente.

Atribuições do cargo: Realizar citações, intimações, notificações e demais diligências próprias de seu ofício, ordenadas em processos judiciais e lavrar termos e certidões respectivas; executar atividades preparatórias para a realização da sessão de julgamento; dar suporte às sessões realizadas pelos órgãos do Tribunal, executando os serviços que lhe forem determinados; dar suporte às audiências ou sessões do Tribunal do Júri, quando necessário, e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem; entre outras.

Analista Judiciário (Classe C) – Administrador

Requisitos de participação: Graduação em curso superior de Administração ou Gestão Pública, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se for o caso.

Atribuições do cargo: Promover a atualização do Plano Estratégico de Gestão Institucional e a programação anual de projetos e atividades a serem desenvolvidos pelas áreas da Secretaria do Tribunal e na Justiça de Primeira Instância; planejar, organizar, analisar e controlar as proposições de metas e seus desdobramentos nas diversas áreas do Tribunal, a partir da elaboração e implementação do Plano Estratégico de Gestão Institucional; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Analista de Tecnologia da Informação

Requisitos de participação: Graduação em curso superior de Tecnologia da Informação, reconhecido por órgão competente, com registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se for o caso + atuação mínima de 2 (dois) anos na área de Tecnologia da Informação.

Atribuições do cargo: Identificar e analisar, juntamente com as áreas de negócios do TJMG, as demandas de informatização de processos de trabalho, serviços e soluções de tecnologia da informação; especificar métodos, normas e padrões para aquisição, desenvolvimento, manutenção, segurança física e lógica, integridade dos dados, desempenho e gestão de bens e serviços de tecnologia de informação; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Analista Judiciário

Requisitos de participação: Graduação em curso superior de Direito, reconhecido por órgão competente.

Atribuições do cargo: analisar autos, precatórios judiciais e demais documentos, acompanhar licitações e lavrar termos; elaborar contratos, documentos administrativos, certidões, laudos, pareceres e outros documentos de informação técnico-jurídica, a fim de fornecer suporte aos magistrados, superiores hierárquicos, órgãos julgadores, fiscalizadores, auditores e de correições do Tribunal de Justiça; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Assistente Social

Requisitos de participação: Graduação em curso superior de Serviço Social, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria.

Atribuições do cargo: Prestar serviços sociais a magistrados e servidores, propondo soluções para situações que interfiram no desempenho do servidor ou grupo de servidores; pesquisar sobre a realidade social da instituição, para planejar, executar e acompanhar programas e ações na sua área de atuação; elaborar estudos sociais, laudos, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos compatíveis com sua área de atuação, relacionados a processos judiciais; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Bibliotecário

Requisitos de participação: Graduação em curso superior de Biblioteconomia, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se for o caso.

Atribuições do cargo: Planejar, cadastrar, catalogar, classificar, indexar, organizar, conservar, controlar, pesquisar e manter atualizado o inventário do acervo bibliográfico; criar ferramentas para disseminação dos serviços e produtos da biblioteca; gerir e alimentar bases de dados, redes e sistemas de informação da biblioteca; prestar atendimento, orientar e treinar usuários nas suas diversas necessidades de informação; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Contador

Requisitos de participação: Graduação em curso superior de Ciências Contábeis, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se for o caso.

Atribuições do cargo: Executar atividades de elaboração do orçamento, planificação de contas, detalhamento de despesas, parametrização de aplicativos contábeis, fiscais e de suporte, análise de balanços, balancetes e demonstrativos de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial; realizar outras atividades relacionadas ao planejamento, organização, supervisão, assessoramento, documentação, informação, estudo, pesquisa e execução de tarefas que envolvam análise contábil; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Enfermeiro

Requisitos de participação: Graduação em curso superior de Enfermagem, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se for o caso.

Atribuições do cargo: Realizar procedimentos de enfermagem segundo prescrição médica ou odontológica ou primeiros socorros; planejar e executar programas da área de saúde, de forma preventiva e curativa; orientar e executar os serviços de esterilização de material cirúrgico e de curativos de utilização médica e de enfermagem; controlar a distribuição interna de estoque de medicamentos básicos; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Engenheiro Civil

Requisitos de participação: Graduação em curso de Engenharia Civil, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se for o caso.

Atribuições do cargo: Planejar, orçar, elaborar, executar e acompanhar projetos na área da construção civil; fiscalizar e vistoriar obras e serviços técnicos; analisar, administrar e fiscalizar os contratos em seus aspectos técnicos, firmados pelo Tribunal de Justiça; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Engenheiro Eletricista

Requisitos de participação:  Graduação em curso superior de Engenharia Elétrica, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se for o caso.

Atribuições do cargo: Planejar, orçar, elaborar, executar e acompanhar projetos de instalações elétricas, de redes de telecomunicações, segurança eletrônica, automação, sonorização e outros inerentes às atribuições de engenheiro eletricista; fiscalizar e vistoriar obras e serviços técnicos; analisar, administrar e fiscalizar os contratos em seus aspectos técnicos, firmados pelo Tribunal de Justiça; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Engenheiro Mecânico

Requisitos de participação:  Graduação em curso superior de Engenharia Mecânica, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se for o caso.

Atribuições do cargo: Planejar, orçar, elaborar, executar e acompanhar projetos de sistemas de climatização e especificação de equipamentos mecânicos e eletromecânicos a serem instalados nas edificações destinadas ao Tribunal de Justiça; fiscalizar e vistoriar obras e serviços técnicos; analisar, administrar e fiscalizar os contratos em seus aspectos técnicos, firmados pelo Tribunal de Justiça; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Médico

Requisitos de participação: Graduação em curso superior de Medicina, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se for o caso.

Atribuições do cargo: Realizar atividades relacionadas com o atendimento médico aos magistrados e servidores, para fins de admissão, avaliação, perícia, concessão de licenças e promoção da saúde; supervisionar e fiscalizar o controle e a distribuição interna de medicamentos básicos; realizar, quando necessário, perícias externas a magistrados e servidores em licença para tratamento de saúde; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Psicólogo

Requisitos de participação:  Graduação em curso superior de Psicologia, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria.

Atribuições do cargo: Pesquisar, planejar, elaborar, analisar, promover, atuar e acompanhar ações de integração, conciliação, mediação, lotação, acompanhamento, movimentação, formação, desenvolvimento e promoção da saúde; atuar como instrutor em ações de desenvolvimento de pessoas; subsidiar, quando necessário, as diversas áreas da Instituição nas ações pertinentes ao desenvolvimento de pessoas; entre outras.

 

Analista Judiciário (Classe C) – Revisor Judiciário

Requisitos:  Graduação em curso superior de Letras ou Direito, reconhecido por órgão competente, e registro e/ou inscrição profissional na entidade de classe da categoria, se for o caso.

Atribuições do cargo: Realizar atividades de nível superior, de natureza técnica, relacionadas a revisão e adequação linguística, ortográfica e gramatical de textos técnicos, administrativos, jurídicos e atos normativos; substituir a chefia no seu impedimento ou afastamento, quando indicado pelo superior hierárquico; participar de comissões e grupos de trabalho; elaborar relatórios, pareceres, atas e outros documentos relativos a sua área de atuação; entre outras.

Editor do site

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

dez − dois =