Qual faculdade EAD escolher? Confira essas dicas!

Além da difícil escolha a respeito de qual curso superior fazer, uma vez que no caso a profissão na qual você se formar muito provavelmente será aquela em que permanecerá durante toda sua vida profissional, há também uma outra extremamente importante e que requer muita atenção, pesquisa e pontos fundamentais que precisam ser levados em consideração. Estamos falando sobre qual faculdade EAD escolher.

Podemos afirmar que é uma escolha também difícil, pois de nada adianta escolher o curso certo, mas na instituição errada. É necessário conhecer a qualidade dos materiais oferecidos, a estrutura virtual e física, o conceito em relação ao Ministério da Educação, entre outros detalhes. Mas fique tranquilo, fique tranquila, o blog Analista de Mercado vai te mostrar como escolher faculdade EAD.

Credenciamento no MEC

Um primeiro aspecto que não pode ser deixado de lado em nenhuma circunstância é ter certeza se você está escolhendo uma faculdade EAD reconhecida pelo MEC, bem como que sua nota seja alta. Essa será a garantia de que você irá estudar em uma instituição séria e que preza pela qualidade de ensino. Além de ser sinônimo de que, ao final do curso, será devidamente certificado ou diplomado. Para verificar o credenciamento e confirmar se as instituições de ensino superior da sua preferência têm o sinal verde do Ministério da Educação, acesse http://emec.mec.gov.br/.

Materiais Didáticos

Outro ponto muito, mas muito importante, que apenas as melhores faculdades EAD oferecem é a opção de escolher com qual material didático o aluno prefere estudar. Afirmamos isso pois, em muitos casos, esse material é restrito apenas ao digital, ou seja, não é possível ler os livros ou assistir às videoaulas de outra forma que não seja através do computador, tablet ou celular. Isso não deve ser uma imposição e sim uma preferência do aluno.

Pesquisas apontam que, mesmo que vivamos atualmente na era digital, mais de 90% dos estudantes universitários ainda preferem estudar lendo os livros impressos. Por isso, certifique-se que a sua futura faculdade a distância permitirá que você possa escolher os materiais didáticos, seja ele composto por livros impressos e videoaulas em DVD’s, ou esses mesmos em suas versões digitais, disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Ambiente Virtual de Aprendizagem

E já que falamos acima sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem, popularmente conhecido como AVA, nada mais justo do que ele ter um tópico especial em nosso post sobre como escolher a uma faculdade EAD. Afinal de contas, como estamos lidando com uma modalidade a distância, será no AVA que você passará boa parte da sua vida acadêmica, ou pelo menos será nele onde passará pelas etapas mais importantes. Então, as melhores instituições EAD precisam dar aos seus alunos as melhores plataformas EAD.

Se uma das grandes vantagens de escolher essa modalidade é poder estudar em casa ou em qualquer outro local de sua preferência, então nada mais coerentes do que poder fazer isso em um moderno e intuitivo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Além de poder acessar os livros digitais e as videoaulas, é nessa mesma “sala de aula” que você será avaliado através das provas online, cujas questões, vale aqui citarmos como mais uma diga na hora de fazer sua escolha, deve ser elaboradas pelo mesmo autor que escreveu o livro e que gravou as videoaulas da disciplina.

É também no AVA que você terá à disposição outras possibilidades, como solicitar atestado de matrícula e carteirinha de estudante (sim, além de todas as comodidades que o EAD oferece, seus alunos têm direito a pagar meia entrada em cinemas, teatros, shows…), agendar as provas presenciais, requerer outros documentos acadêmicos, enfim.

Polos

Apesar de, como o próprio nome diz, EAD significar Educação a Distância ou Ensino a Distância, como preferir, o Ministério da Educação ainda não permite que a conclusão dos cursos se deem de fato 100% a distância. E é aqui que entram os polos. No momento em que você escolher a faculdade da sua preferência, e claro, o curso que irá fazer, terá também que escolher qual será o local no qual irá realizar as provas presenciais, ou seja, o polo. Então sim, eles devem constar na sua lista de pesquisa antes de definitivamente definir onde irá estudar.

Mas como fazer isso? É simples! No site da faculdade deve ser disponibilizado um local de consulta sobre onde estão localizados os polos que a atendem. Eles costumam estar espalhados em todo território nacional, ou pelo menos nos municípios mais populosos. Se na lista encontrar um polo que seja próximo a você, então mais um ponto para essa instituição.

E não pense que os polos servem única e exclusivamente para que sejam realizadas as provas presenciais ou para que seja entregue uma ou outra documentação. Não!  O polo também está à sua disposição para que utilize sua infraestrutura. Pense na hipótese de por alguma eventualidade você ficar sem conexão com a internet no seu local de estudos padrão e precisa assistir uma videoaula ou até mesmo fazer uma prova online. Nesse caso não há com o que se preocupar, pois poderá ir até o seu polo e utilizar os computadores lá disponíveis para esse propósito.

O polo é o seu canal direto com a instituição que for escolhida, e ele deve ter o necessário para, caso seja necessário, ajudar na sua caminhada até a conquista do diploma. O próprio MEC o denomina como sendo uma “unidade descentralizada da instituição de educação superior, no país ou no exterior, para desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância”.

Se for do seu interesse (e consideramos algo importante), visite o polo e conheça a infraestrutura.

Duração e Mensalidades

E por último, mas não menos importante, encerramos nossas dicas falando sobre duração e mensalidades. As melhores faculdades não apenas têm que oferecer os melhores cursos EAD em relação a qualidade do conteúdo, mas também no que diz respeito a permitir que você opte pelo tempo em que quer terminar os estudos, bem como quanto quer pagar mensalmente por isso.

É possível concluir na duração tradicional pagando determinado valor, ou ampliar um pouco o tempo, tendo então mais alguns meses para estudar e pagando mensalidades menores. Isso é bastante importante, principalmente para quem não tem muito tempo disponível ou que precise pagar um pouco menos.

Mas atenção, nunca acredite em instituições que prometam diploma em um tempo que não seja o mínimo exigido pelo MEC. Isso pode gerar uma série de complicações futuras, principalmente no que diz respeito a validade do diploma.

Então é isso, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que, a partir delas, você consiga encontrar a melhor faculdade EAD, realizando assim o sonho de conquistar um diploma de nível superior.

Editor do site

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

12 − 5 =