Curso de tecnologia em recursos humanos: quais as opções de atuação de um profissional formado?

Quem busca por um curso de tecnologia em recursos humanos precisa conhecer bem as atribuições do profissional formado e como está mercado de trabalho, antes de se inscrever no curso. Por isso, aqui no Blog Analista de Mercado – Oportunidades para a sua Carreira, você vai descobrir tudo o que precisa sobre essa profissão.

Então, se você ainda tem alguma dúvida sobre essa área de atuação, é só continuar acompanhando esse texto.

Primeiramente, é preciso destacar que o curso de Gestão de Recursos Humanos apresenta aos alunos habilidades, métodos e práticas para que eles tenham a capacidade de desenvolver e potencializar o capital humano de uma organização.

Além disso, durante a faculdade, o tecnólogo também aprende a gerenciar da melhor maneira os comportamentos, sendo capaz de aproveitar os diferentes talentos e características em uma equipe de colaboradores da empresa em que trabalha.

O que faz quem estuda gestão de recursos humanos?

É preciso destacar que o profissional formado em Recursos Humanos é essencial em empresas de todos os setores, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Dentro de uma empresa, a finalidade mais conhecida da gestão de RH é a de selecionar, gerenciar e guiar os colaboradores com relação aos objetivos que se pretende atingir, ele também é o profissional que gerencia e treina os contratados, bem como é responsável pelo gerenciamento das folhas de pagamento, define políticas e procedimentos de gestão de pessoas. No ambiente corporativo, esse profissional também é responsável por adquirir, desenvolver, usar e reter talentos.

Mercado de trabalho para o gestor de recursos humanos

Agora que você já sabe mais sobre a formação, vamos falar sobre como está o mercado de trabalho para formados em recursos humanos.

Primeiramente, vamos falar sobre onde um profissional de recursos humanos pode trabalhar. Como já dissemos, ele pode atuar em empresas de todos os portes. Como gestor de Recursos de Humanos, pode atuar nas áreas de Recrutamento e Seleção, Departamento Pessoal, Treinamento e Desenvolvimento e Consultoria de Recursos Humanos.

Sendo assim, quem busca uma vaga para trabalhar nessa função pode atuar como:

  • Assistente de departamento de pessoal;
  • Supervisor de cargos, salários e benefícios;
  • Gestor de conflitos;
  • Analista de treinamento e analista de recursos humanos;
  • Desenvolvimento e comportamento organizacional.
  • Departamento de pessoal (Operacionaliza atividades envolvidas com admissão, folha de pagamento e demissão.)
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Administração de remuneração, definindo políticas de recompensa, conforme as estratégias de negócio adotadas pela empresa;
  • Recrutamento e seleção;
  • Consultor em RH.

São várias as opções de atuação dentro da área de recursos humanos. E por ser um cargo tão importante, essa profissão segue em alta no Brasil. Também é importante ressaltar que nesse cargo o profissional inicia ganhando R$ 2.611,00 de salário, em média, e pode vir a ganhar até R$ 6.287,00.

Como é o curso de Gestão de Recursos Humanos EAD?

Agora que você já sabe o que é preciso para trabalhar em recursos humanos, vamos falar um pouco sobre o curso que vai te ajudar a alcançar esse cargo.

Primeiramente, ao escolher um curso tecnólogo em recursos humanos a distância você vai precisar conhecer a metodologia de ensino aplicada pela Instituição de Ensino escolhida. Nesse momento, mais que o preço, é importante que você se atente e encontre um local que ofereça um ensino de qualidade, que vai te deixar preparado para o mercado de trabalho.

A nossa principal dica é que você se matricule em uma instituição que ofereça materiais impressos para cada disciplina do curso. Dessa forma, além das videoaulas explicativas, você terá um material de estudo completo e que se complementam, de forma que você não terá dúvidas sobre o conteúdo estudado.  Vale lembrar que é essencial se certificar disso antes de fazer a matrícula.

Uma das principais do curso tecnólogo em recursos humanos ead, é que você vai poder estudar com um material autoexplicativo, já que os professores que gravam as aulas são os mesmos que escrevem os livros e elaboram as questões de provas avaliativas. Essa metodologia foi criada para que você tenha sucesso e um bom desempenho nessa etapa da sua vida acadêmica e conquiste seu sonhado diploma de um curso superior.

O que se estuda no curso de Gestão de Recursos Humanos

Se você se interessa por essa área e quer saber mais sobre a graduação e quais são as matérias do curso de Recursos Humanos, veio ao lugar certo. Agora vamos te mostrar tudo o que você vai estudar durante os 4 semestres do curso.

A carga horária total do curso deve ter cerca de 1.825 horas distribuídas em dois anos.

Quanto a grade curricular, no primeiro semestre, os estudantes terão contato com as disciplinas de Introdução às Ciências Sociais, Empreendedorismo, Prática Textual em Língua Portuguesa, Sociologia Geral, Economia e Mercado, Métodos e Técnicas de Pesquisa e Projeto Integrador I.

Em seguida, as disciplinas serão: Introdução à Administração, Gestão de Pessoas, Comunicação Empresarial, Recursos Humanos: Fundamentos e Processos, Recrutamento e Seleção, Ética e Responsabilidade Profissional e Projeto Integrador II.

Já no terceiro semestre, os alunos vão ter contato com as disciplinas de Comportamento Organizacional, Legislação Empresarial, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Avaliação do Desempenho de Pessoas, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Tópicos Especiais em Recursos Humano e Projeto Integrador III.

Para encerrar o curso, a grade contempla Gestão de Remuneração e Benefícios em Cargos e Salários, Legislação e Processos Trabalhistas, Sistemas de Informações Gerenciais, Gestão por Competências, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e Projeto Integrador IV.

Por fim, além das disciplinas acima descritas, que podem variar de acordo com cada instituição, os acadêmicos devem ser avaliados por meio Atividades Complementares que podem ser realizadas já a partir do início da faculdade.

Então agora que você já conhece o curso e o mercado de trabalho do Gestor de Recursos Humanos é só seguir as dicas sobre como escolher o seu curso e dar início na sua carreira de sucesso nessa área. E não se esqueça que aqui no Blog Analista de Mercado – Oportunidades para a sua Carreira você sempre encontra todas as informações que precisa sobre a profissão dos seus sonhos.

 

Editor do site

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

7 − três =