4 dicas para estudar a distância

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre estudar a distancia. Por isso, preparamos este post para responder as principais perguntas sobre o assunto, vamos falar como é estudar a distância, suas vantagens e como você pode organizar a sua rotina de aprendizado. Então, confira nossas dicas e aplique no seu dia a dia de estudos.

Como é estudar a distância?

Estudar pedagogia a distância ou qualquer outro curso não é nada complicado. Funciona assim, o aluno deve acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), esse é o seu espaço de “sala de aula”. Sendo assim, no AVA, ele encontra as videoaulas dos assuntos de cada disciplina do seu módulo ou semestre. Algumas instituições também disponibilizam o conteúdo em livros impressos. Assim, o estudante não depende nem do acesso a internet para estudar. Pelo ambiente virtual, também é possível fazer provas e as atividades exigidas no seu curso. Além disso, o aluno pode acessar a documentação e conferir os avisos e recados da instituição.

Cada faculdade tem uma ideia diferente de como estudar a distância. Sendo assim, algumas instituições cobram encontros presenciais semanais ou mensais, enquanto outras definem poucos encontros por semestre. Por isso, é importante confirmar qual é a metodologia adotada antes mesmo de fazer a sua matrícula. Normalmente, esses encontros presenciais são para a realização de provas, ou ainda, apresentação de trabalhos.

Tirando isso, os outros pontos são bem parecidos com os cursos presenciais. Ou seja, nos cursos de graduação, como licenciatura e bacharelado, também há a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio obrigatório para algumas áreas. Aliás, vale lembrar que o estágio é realizado de forma presencial e não online, como muitas pessoas imaginam. Agora que você já tem uma prévia de como é estudar a distancia, vamos passar algumas dicas para os estudantes que optam por essa formato de ensino.

Dicas para estudar a distância

As principais vantagens de estudar a distancia são: flexibilidade de estudos, economia de dinheiro e customização de aprendizagem. Por isso, muitas pessoas estão migrando para esse formato. Então, vamos as dicas para que você consiga tirar o melhor proveito deste método de aprendizagem.

1. Organize um cronograma para estudar a distancia

Estudar a distancia é bom principalmente pela flexibilidade. Afinal, você pode escolher quando e onde estudar. Então, pode favorecer o período do dia em que em que está mais concentrado, por exemplo. Mas, para que não deixe o conteúdo se acumular, é importante que você faça um cronograma de estudos. Então, monte uma agenda, prevendo quantas e quais aulas você vai assistir por dia, faça o mesmo com as atividades que estão pendentes, essa é uma boa maneira de como se organizar para estudar a distancia.

Dessa forma, você consegue organizar melhor a sua rotina e equilibrar o trabalho com os estudos e demais responsabilidades diárias. Além disso, algumas instituições também não definem a data das provas, ou seja, o aluno agenda de acordo com a sua disponibilidade. Sendo assim, a dica de definir uma planejamento de estudos também vale para as provas.

2. Cuide do seu ambiente na hora de estudar a distancia

Não precisar se deslocar até a faculdade para aprender é um dos pontos que vale a pena estudar a distancia. Porém, de qualquer forma, você precisa cuidar do seu local de aprendizagem. Afinal, fatores como luminosidade e conforto, podem sim afetar os seus estudos. Então, escolha um canto mais silencioso da casa, que seja bem ventilado e que tenha uma boa iluminação. Além disso, também vale investir em uma mesa para apoiar o seu dispositivo móvel e uma cadeira confortável, para evitar possíveis dores nas costas, por exemplo.

Outra dica é que você consiga ficar longe de outros dispositivos que possam tirar a sua atenção, como celular e televisão. Por isso, utilizar fones de ouvido pode ser uma boa opção para aumentar a concentração no conteúdo aprendido.

3. Defina metas menores no seu processo de estudos

Sabemos que o objetivo final de um estudante de graduação é terminar o curso de nível superior e estar pronto para o mercado de trabalho. Mas, isso deve acontecer em quatro ou cinco anos. Então, para você se manter motivado nesse caminho até o objetivo, é interessante definir metas menores. Como, por exemplo, acertar tantas questões de uma matéria, ou ainda, tirar uma nota acima de 9 na prova de língua portuguesa. Assim, você alcança o melhor dos seus estudos e se aproxima do seu objetivo cada dia mais.

4. Vá além do que é apresentado no curso

Agora que você já sabe como funciona estudar a distancia, podemos dizer que, normalmente, os professores indicam alguns materiais que podem complementar o estudo da videoaula. Ou seja, esse material, provavelmente, não fará parte do conteúdo que será cobrado na sua prova, mas vai enriquecer o seu conhecimento na área. Então, confira sempre que puder. Afinal, a intenção não é apenas tirar boas notas, mas sair da faculdade EAD bem preparado para os desafios da profissão que você escolheu para o seu futuro.

E claro, além do que é proposto pelo professor, o aluno pode fazer suas próprias pesquisas e aprender. Aliás, essa é a tendência para a educação em um futuro próximo, que o aluno seja o principal agente do seu conhecimento.

Vale a pena estudar a distancia?

Se você chegou até aqui, já sabe que vale a pena estudar a distancia, graças as suas vantagens e benefícios. Mas, se você está se questionando: “estudar a distancia é difícil?”, podemos dizer que tudo depende do estudante. Vale lembrar que as bases de ensino são as mesmas do curso presencial, então, o aluno terá acesso a todo o conteúdo e práticas necessárias para ser um bom profissional. Porém, como qualquer outro estudante, ele precisará focar no aprendizado e se empenhar para alcançar os melhores resultados. Mas, agora que você já sabe como se organizar para estudar a distancia, tudo fica mais fácil.

Então, siga as nossas dicas apresentadas neste texto e coloque em prática no seu dia a dia de estudos. Assim, temos certeza que você poderá aproveitar os benefícios do ensino EAD e construir uma carreira sólida e de sucesso.

Deixe seu Comentário