Bacharelado em Ciências Contábeis ead: tudo o que você precisa saber sobre o curso!

Bacharelado em Ciências Contábeis ead: tudo o que você precisa saber sobre o curso!

Se você está buscando uma carreira na área de exatas, com grande potencial no mercado de trabalho, certamente está se referindo a faculdade de ciências contábeis ead.

Uma vez que os contadores são requisitados em várias frentes de atuação, podemos dizer que o mercado de trabalho para formados em ciências contábeis está sempre aquecido.

Mas, antes de entrarmos nos aspectos profissionais da carreira, vamos apresentar para você o curso de ciências contábeis ead.

Sobre o curso de Ciências Contábeis EAD

Com duração de quatro anos, divididos em 3.215 horas, a faculdade de ciências contábeis ead tem como objetivo formar profissionais capazes de captar, registrar, acumular, resumir e interpretar tudo que envolve e afetará as situações orçamentárias, financeiras e patrimoniais de empresas privadas e órgãos públicos.

Para isso, a graduação em ciências contábeis ead traz disciplinas que integram teoria e prática de forma constante.

No primeiro semestre, os alunos terão acesso a conteúdos relacionados às matérias de Filosofia das Ciências Sociais; Empreendedorismo; Prática Textual em Língua Portuguesa; Introdução à Administração; Contabilidade Geral e Sociologia Geral.

Já no segundo semestre, a grade traz Fundamentos da Economia; Ética e Responsabilidade profissional; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Noções Gerais de Direito; Matemática Financeira e Legislação Empresarial. Na sequência, no terceiro semestre, os alunos aprenderão sobre: Gestão de Pessoas; Gestão do Conhecimento nas Organizações; Comunicação Empresarial; Psicologia das Organizações; Comportamento e Cultura Organizacional e Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais.

As matérias do quarto e quinto semestre são Teoria Avançada da Contabilidade; Métodos e Técnicas de Pesquisa; Contabilidade Empresarial e Societária; Fundamentos de Finanças; Direito Tributário; Educação Ambiental e Cidadania; Estatística Aplicada; Liderança e Formação de Equipes; Análise das Demonstrações Financeiras; Mercados Financeiros; Gestão de Processos em Negócios e Gestão e Controle de Custos.

E nos três últimos semestres, as disciplinas são Contabilidade de Custos; Gestão de Projetos; Contabilidade Gerencial; Gestão Financeira Estratégica; Controladoria; Perícia Contábil e Arbitragem; Negociação Empresarial; Finanças Corporativas; Gestão de Sistemas de Informação; Avaliação de Empresas (Valuation); Planejamento e Administração Tributária; Tópicos Especiais em Ciências Contábeis; Contabilidade Avançada; Planejamento Estratégico; Auditoria e Contabilidade Internacional.

Aliado a esta quantidade de conteúdo, para concluir o curso ainda é preciso cumprir estágio curricular supervisionado, atividades complementares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Exame de Suficiência do CFC

E para quem achou que o período de avaliações estava restrito somente a quanto tempo dura o curso de ciências contábeis ead, infelizmente, se enganou.

Após a conclusão do curso, para que possam exercer a profissão de forma regulamentada, os bacharéis em Ciências Contábeis devem se submeter ao Exame de Suficiência, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade.

O Exame de Suficiência testa a capacitação e os conhecimentos relacionados às práticas exigidas para o exercício da profissão de Contador.

A aprovação no exame permite que o candidato efetue a sua inscrição e registro profissional em um dos Conselhos Regionais de Contabilidade distribuídos pelo país.

Por meio desta avaliação, a qual são submetidos os bacharéis em Ciências Contábeis e estudantes do último ano do curso, fica garantida a qualidade dos serviços oferecidos no país, uma vez que seleciona os profissionais mais gabaritados para o exercício da função.

Mercado de trabalho para os contadores

Após conquistar o diploma no curso de Ciências Contábeis EAD e ser aprovado no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, o profissional poderá atuar em várias áreas, por tratar-se de uma das profissões que mais possui oportunidades oferecidas no mercado de trabalho.

Mas afinal, quais são as áreas de atuação de um Contador?

A mais conhecida delas talvez seja a Contabilidade Empresarial, onde o profissional é responsável pela apuração dos impostos, pelo controle das contas a pagar e receber, por realizar o levantamento de estoques e patrimônio, e claro, pelo controle das receitas e despesas da empresa.

Outra área que garante uma boa atuação é a Auditoria Contábil, onde o profissional analisa as finanças da empresa, verifica registros e identifica possíveis falhas de gestão. É uma das áreas de atuação mais importantes no ramo da Contabilidade, pois graças a ela é possível ter a garantia de que todos os procedimentos aplicados se adequam ao que determina a legislação.

A Contabilidade Pública, também conhecida como Gestão Pública, é uma das áreas que mais exige conhecimento e atenção por parte do formado na faculdade de Ciências Contábeis. Como o próprio nome já deixa claro, o profissional ficará responsável por garantir a melhor aplicação do dinheiro público. Atuando nos Tribunais de Contas, ele irá analisar relatórios dos municípios e do Governo Estadual, controlará o uso e a aplicação dos recursos financeiros captados, e alertará sobre possíveis fraudes ou desvios de verba.

Aqui vale lembrar que, geralmente, as vagas ligadas à Gestão Pública são conquistadas por meio de concursos públicos, que oferecem excelentes oportunidades para os contadores.

Já na área Acadêmica, que é uma das mais buscadas por quem se forma no curso Contabilidade a distância, é possível dar aulas em universidades, participar de pesquisas, ministrar palestras, e escrever artigos e livros referentes à área contábil.

Enfim, fora as alternativas citadas acima, é importante lembrar que existem ainda outras áreas muito importantes, como Controladoria, Consultoria, Auditoria, Perícia Contábil.

Quais são os melhores cursos de Ciências Contábeis ead?

Escolher uma boa instituição de nível Superior requer muita pesquisa e atenção.

Por isso, antes de efetuar a matrícula, é necessário que você tome algumas precauções.

Para escolher com segurança a melhor faculdade de Ciências Contábeis ead, você deve se preocupar, em primeiro lugar, com os conceitos e avaliações feitos pelo Ministério da Educação – MEC.

A partir daí, o ideal é que você leve em consideração também os benefícios oferecidos pela instituição, como por exemplo, a flexibilidade no prazo de duração do curso, oferta de materiais didáticos impressos aliados ao ensino online e método do sistema de avaliação.

Tudo isso, é claro, deve estar disponível em mensalidades que cabem no seu bolso, proporcionando ainda uma rotina ajustável ao seu dia a dia.

Assim, ao considerar todos estes pontos, destacando os prós e contras de cada um, com certeza você estará optando pela melhor faculdade para você.

 

Deixe seu Comentário