Dicas de estudo para arrasar na sua graduação EAD

Ao contrário do que muita gente pensa, ingressar em um curso de graduação EAD não significa aprovação e diploma fáceis. 

Isso porque um curso EAD exige a mesma dedicação que um curso presencial, ou até mesmo um pouco mais, quando levamos em conta que os estudantes desta modalidade conciliam outras obrigações e compromissos com o estudo. 

Neste sentido, se você está pensando em estudar pedagogia a distância, ou qualquer outro curso em uma faculdade ead, mas não tem a mínima noção de como é estudar a distância, é bom ficar ligado no texto abaixo.

Hoje, aqui no Analista de Mercado, nós vamos te ensinar como estudar a distância de forma produtiva e eficaz. 

Dicas de estudo para graduação ead

  • Não subestime o curso 

Assim como no ensino presencial é importante manter uma assiduidade nas aulas, com o EAD também é. Por mais que você não precise se deslocar fisicamente todos os dias, em casa a disciplina deve ser dobrada, para que você não perca os prazos de provas e atividades. 

Portanto, a nossa dica no primeiro momento é que você só ingresse em um curso EAD se está disposto e tem tempo para se dedicar. 

  • Seja organizado 

A organização é fundamental, independente do seu método de estudo. No EAD é imprescindível que o aluno organize seus dias, semanas e meses se quiser ser produtivo. 

Isso pode ser feito de diversas maneiras, por meio de aplicativos específicos para organização escolar, gerenciador de tarefas, calendário, planilhas ou até mesmo a boa e velha folha de papel. 

O ideal é que a organização seja prática, funcional e esteja sempre ao seu alcance. 

  • Faça uma lista de prioridades 

Um dos truques que vai contribuir para a sua organização é, com certeza, criar uma lista de prioridades. 

E para que ela funcione, não basta listar apenas o que deve ser feito. É preciso destacar quais são as obrigações mais urgentes, diferenciando do que pode ser deixado para depois. 

O ideal é que você organize a lista da maneira que achar melhor. Depois avalie o seu funcionamento. Caso não esteja de acordo, faça alguns ajustes até encontrar o modelo ideal que melhor se adapte a sua rotina. 

  • Tenha foco e disciplina 

Estudar a distância requer uma dose extra de foco e disciplina para obter um rendimento satisfatório. 

Assim, para começar identifique tudo o que tira a sua atenção. Se a internet e redes sociais tomam o seu tempo, estabeleça limites de horários para o seu uso. 

Se, por exemplo, estudar em um determinado ambiente não está dando certo, encontre um local mais adequado para favorecer a concentração. 

Pode até parecer besteira, mas essas pequenas mudanças na sua rotina vão fazer a diferença lá na frente. Com organização e foco no que realmente importa, a sua produtividade será bem maior. 

  • Monte um cronograma de estudos 

Dica infalível para a maioria dos estudantes é a elaboração de um cronograma de estudos bem realista. Nele você pode incluir não somente a parte acadêmica como também os outros afazeres que constituem a sua rotina. 

Se você não sabe bem por onde começar, comece dividindo o tempo de estudo para cada matéria. Separe um período para assistir às aulas e outro para a resolução dos exercícios e leituras complementares. Se possível, reserve um horário fixo de estudos diário. A atitude contribui para o condicionamento da mente. 

  • Fique atento aos prazos 

Estudar na modalidade EAD significa cumprir prazos. Respeitar cada etapa e evitar ao máximo o desperdício do seu tempo. Afinal, para quem tem uma rotina apertada este é um dos maiores bens. 

Para que tudo ocorra da forma mais planejada possível, com o objetivo de evitar a sobrecarga por várias tarefas acumuladas, procure manter as datas em ordem, com a entrega de trabalhos e atividades em dia. 

  • Evite distrações 

Como já mencionamos brevemente em outro tópico, se livrar das distrações faz com que seu rendimento aumente significativamente. 

Por isso, durante o seu período de estudos, tente se manter longe do celular e outras mídias que podem consumir a sua atenção como aplicativos de música e TV. 

Nesta hora, lembre-se que o seu objetivo maior é o estudo e que nada deve te afastar dele naquele momento. 

  • Estabeleça objetivos e metas 

Outra dica de estudo ead que ajuda no seu rendimento é criar metas. Quando não definimos um objetivo claro, fica mais difícil se organizar para as tarefas do cotidiano.

Por outro lado, quando se tem um objetivo definido fica mais fácil  manter o foco e  estabelecer as ações necessárias para alcançar o alvo.

O grande detalhe é não considerar somente os objetivos maiores, como terminar o curso e garantir o diploma. A divisão em metas menores serve para dar mais motivação. Portanto, estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo. Então, comemore o cumprimento de cada um deles!

  • Tenha um local apropriado para os estudos 

Um ponto decisivo que influi no seu aprendizado e concentração é o ambiente certo para os estudos. 

Desta forma, procure um lugar tranquilo e bem iluminado para assistir as aulas e fazer os exercícios. Opte por um lugar fixo para o estudo diário. Isso ajuda a condicionar o seu cérebro e faz com que ele entenda quais são os momentos certos de estudar e absorver o conteúdo. 

  • Busque o equilíbrio

Estudar bastante é essencial para quem quer se dar bem em qualquer curso, porém, é preciso equilibrar as coisas de maneira inteligente. Lembre-se de que você é humano e que não deve sobrecarregar sua mente com uma rotina dominada somente pelos estudos.

Defina seu cronograma de estudos com sabedoria, incluindo também atividades de lazer e descanso como assistir séries de TV, ler livros e fazer exercícios físicos. 

Agora que você já conferiu as nossas dicas de estudo para ead você tem tudo para arrasar no seu curso de graduação, garantindo o melhor desempenho possível. 

Basta apenas que você coloque tudo em prática e siga firme no seu objetivo, que é a conquista de um diploma de nível superior . 

 

Deixe seu Comentário