Ideias de Atividades de Alfabetização e Letramento

A educação é a principal ferramenta para a transformação e desenvolvimento de uma sociedade, e tudo tem início, claro, na Educação Infantil. Dessa forma, o profissional que atua com Alfabetização e Letramento é fundamental em qualquer instituição de ensino. Por isso, essa é uma profissão que nunca sai de “moda”, seguindo sempre em alta mesmo com o passar dos anos.

Preparamos um artigo especial para contar tudo o que é importante saber sobre o assunto, desde o seu significado, passando pela importância que tem na vida de todas as crianças, até chegarmos finalmente ao que te trouxe até aqui, ou seja, conhecer atividades para serem usadas com os alunos. Fique conosco até o final, pois será uma leitura bastante acrescentadora.

O que é Alfabetização e Letramento?

A grande maioria das crianças tem o primeiro contato com as letras na escola, durante os anos que integram a Educação Infantil. Porém, ao contrário do que muitos pensam, os conceitos de alfabetização e letramento têm significados diferentes. Nem sempre o aluno alfabetizado é, necessariamente, letrado.

Bom, de maneira mais simples, podemos dizer que o indivíduo que passou pela etapa de alfabetização sabe ler e escrever, basicamente juntando as letras, sílabas e formando palavras. Já o letrado é aquele que, além de saber ler e escrever, sabe interpretar e responder adequadamente às demandas da sociedade em relação ao uso da leitura e da escrita.

Os conceitos podem ser explicados de maneira mais efetiva com base nos estudos de Alfabetização e Letramento da professora e pesquisadora Magda Soares. Para a autora, a alfabetização é o processo no qual a criança assimila o aprendizado do alfabeto e a sua utilização como um código de comunicação. Enquanto o letramento é saber usar essa leitura e a escrita para:

  • Seguir instruções com a leitura de bula de remédio, manuais, receitas, etc.;
  • Apoiar à memória, por exemplo, criar listas;
  • Comunicar-se através da escrita ou leitura de recados, bilhetes, mensagens, etc.;
  • Informar-se através de notícias;
  • Orientar-se com mapas ou nas ruas sabendo interpretar os sinais de trânsito, por exemplo.

Porém, mesmo com as diferenças, é de extrema importância que a Alfabetização e o Letramento sejam trabalhados de forma paralela e entendidos como conceitos complementares, que precisam ser trabalhados juntos.

Como é a Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento?

Com a Especialização em Alfabetização e Letramento o aluno ficará apto para atuar com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e também, como já havíamos mencionado anteriormente, com jovens e adultos que estejam nessa fase de aprendizado, trazendo reflexões importantes sobre o aprendizado da leitura e a aquisição da escrita como práticas sociais.

A Pós-Graduação EAD tem uma carga horária total de 450 horas, sendo 75 horas para cada uma das seis disciplinas que compõem o curso. São elas:

  • Novos Paradigmas Educacionais
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação
  • Temas Sociais e Educacionais Contemporâneos
  • Neurociência e Linguagem
  • Fundamentos de Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização: Práticas Sociais de Leitura e Escrita

O principal público-alvo dessa especialização são educadores das redes pública e privada, pedagogos, gestores educacionais, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e demais profissionais da área educacional que demonstrem interesse pelo tema.

Dicas de atividades de Alfabetização e Letramento

Agora sim, finalmente falaremos sobre as ideias de atividades de Alfabetização e Letramento, que são inovadoras e podem ser utilizadas tanto em sala de aula quanto em casa, que estimularão os alunos, colaborando muito com o processo de aprendizado. Vamos lá!

Leitura Conduzida

Consiste em, enquanto estiver lendo um livro com a criança, pedir para que ela própria realize a passagem das páginas e conte o que está vendo. Você pode ajudá-la utilizando seu dedo para guiar os olhos do pequeno leitor da esquerda para a direita pelo decorrer das páginas, e claro, apontar para palavras e frases que requeiram atenção especial.

Assim aquela que era para ser uma simples leitura, acaba se tornando uma atividade prazerosa e, principalmente, educativa.

Palavras Imantadas

Sabe aqueles imãs de geladeira que costumam decorar as geladeiras da casa da sua mãe ou das suas avós? Então, ele podem também ajudar (e muito) no processo de Alfabetização e Letramento. Para isso é necessária comprar as letras do alfabeto com material imantado, e deixá-las coladas na geladeira (caso vá fazer a atividade em casa) ou em um quadro de metal (caso seja feita na escola), ao alcance da criança.

Assim, acredite, sempre que passar por aquele local ela se sentirá interessada em brincar, formando novas palavras. E mais, é uma excelente forma de contribuir para que aprendam melhor sobre as letras.

Que tal uma dica dentro da dica? Então lá vai… Experimente, após notar que houve um certo avanço, deixar pequenos recados escritos com esses imãs, e incentive a criança a fazer o mesmo.

Leitura de Rótulos das Embalagens

Quantas vezes você já se pegou durante o café da manhã lendo os rótulos das embalagens de manteiga, café ou outros itens que estão sobre a mesa? Ou até mesmo no banho, olhando as embalagens de xampu, condicionador, hidratante, enfim. Essas informações lá contidas podem não ser interessantes apenas para nós, adultos, mas para os pequenos também.

Portanto, seja durante as refeições (podendo acontecer tanto em casa como no ambiente escolar), no banho, ou em outros momentos do cotidiano, encoraje a criança a sentir-se curiosa em saber sobre o que mais é feito aquele alimento, aquele item de higiene, aquele material escolar… Dessa forma estarão sendo trabalhados não apenas a Alfabetização e Letramento, como também a compreensão.

Leitura em Passeios

Na dica acima falamos sobre aguçar a curiosidade, mas às vezes isso nem é necessário, uma vez que as crianças tendem a ser muito curiosas por natureza. E essa característica não apenas pode, como deve ser muito trabalhada durante o aprendizado.

Que tal então, durante passeios de carro ou até mesmo no transporte público, pedir que leiam e relatem o que está escrito em outdoors, placas, adesivos de outros veículos, enfim. O mesmo pode ser feito também durante um passeio escolar em parques ou outros locais. Essa é uma ótima maneira de exercitar a leitura e, ao mesmo tempo, compreender a escrita do que existe no mundo a sua volta.

Claro, essas são apenas algumas possibilidades, existem inúmeras outras que você pode encontrar através de pesquisas na internet, ou até mesmo criar juntamente com a ajuda dos seus alunos ou filhos.

Por que escolher a Especialização em Alfabetização e Letramento EAD?

A primeira vantagem de fazer a Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento a distância é poder escolher o tempo de duração no qual pretende ou prefere concluir a pós, tendo como opções 6, 9 ou 15 meses.

Outro ponto importante que devemos destacar diz respeito aos materiais ofertados aos alunos dos cursos de especialização EAD. Com essa metodologia, o aluno é o protagonista do próprio aprendizado e pode escolher de que forma quer estudar, podendo optar ou não pelo uso de materiais impressos.

Sendo assim, é preciso que seja avaliado de qual forma há melhor absorção dos conteúdos, com livros ou videoaulas. Mas a nossa dica, pensando na qualidade do seu aprendizado, é que seja feita a união das duas formas de estudos. Tanto é que, seja nos livros impressos ou nos digitais, é possível encontrar QR Codes que, ao serem lidos, levam o aluno direto para a videoaula correspondente àquele assunto.

Por fim, é preciso destacar outro ponto importante a ser destacado em relação ao EAD: nessa modalidade apenas o ritmo de aprendizagem do aluno é o que importa. Com as aulas a distância é possível, por exemplo, acelerar um assunto que já domina, ou aprofundar os estudos de um tema no qual haja maior interesse ou no qual exista uma maior dificuldade no aprendizado. Dessa forma, o seu aproveitamento é ainda maior e, consequentemente, os seus resultados também serão.

Editor do site

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

dezessete − dois =