O que é um curso de Licenciatura?

Os cursos de licenciatura são voltados a estudantes que querem se dedicar ao ensino e à educação, trabalhando em escolas e instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Então, quando você se matricula em um desses cursos, precisa saber que na grade curricular, além das matérias específicas da área escolhida, há disciplinas ligadas a docência como: Psicologia da Educação; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; Didática; Currículo e Planejamento da Educação Básica; e Educação e Ludicidade. Por essa razão, depois de formados, esses profissionais estarão habilitados para dar aulas.

Mas se você ainda tem dúvidas se realmente vai fazer um curso de licenciatura, veio ao lugar certo! Hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema.

O que é licenciatura

Saber o que é licenciatura é o primeiro passo para fazer a escolha certa de curso. Como já dissemos acima, a Licenciatura é uma categoria de curso superior que permite ao aluno dar aula no ensino fundamental, no ensino profissionalizante e no ensino médio sobre a área de conhecimento em que se formou. Então, essa área é voltada para quem ser professor, professora ou atuar em outras áreas dentro de escolas ou instituições de ensino.

Confira alguns cursos de licenciatura oferecidos por instituições de ensino superior:

Ciências Artísticas

  • Artes Cênicas
  • Artes Visuais
  • Dança
  • Educação Artística
  • Música
  • Teatro

Ciências Humanas e Sociais

  • Ciências Humanas
  • Educação do Campo
  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Pedagogia
  • Sociologia

Ciências Exatas

  • Física
  • Informática
  • Matemática

Ciências Biológicas

  • Biologia
  • Química
  • Educação Física
  • Ciências Naturais

É importante lembrar que os cursos de licenciatura possuem no mínimo quatro anos de duração. Essa é uma orientação do MEC, então, como já dissemos acima, não esqueça de conferir essa informação antes de se matricular na instituição de ensino.

Vale também ressaltar que quem deseja atuar em uma disciplina específica, precisa fazer a licenciatura nesta área de atuação. Por exemplo, para dar aulas de Matemática, é preciso concluir a licenciatura em matemática.

Quem optar por fazer a licenciatura em pedagogia, vai estudar o ensino de uma forma mais ampla e não de uma disciplina específica. Esse profissional, após estar formado, vai poder atuar no ensino infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental — até a 4ª série.

Diferença entre licenciatura e bacharelado

Antes de se decidir se realmente vai cursar a licenciatura, você precisa entender a diferença entre licenciatura e bacharelado.

O bacharelado é a graduação mais conhecida no mundo acadêmico. O curso de bacharelado costuma ter de 3 a 6 anos de duração e prepara profissionais com sólido conhecimento sobre a base da profissão escolhida. Porém, o profissional que se forma em bacharelado em História, por exemplo, não pode atuar como professor da área. Esse estudante vai se tornar Historiador, podendo trabalhar no segmento empresarial, público e com pesquisa, por exemplo.

Já a licenciatura, como já foi dito anteriormente, é voltada aos profissionais que querem atuar diretamente com educação e ensino.

Apesar de ter muitas disciplinas que são iguais para os dois cursos, o aluno de Licenciatura vai encontrar em sua grade curricicular disciplinas ligadas a docência como: Psicologia da Educação; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; Didática; Currículo e Planejamento da Educação Básica; e Educação e Ludicidade. Por essa razão, depois de formados, esses profissionais estarão habilitados para dar aulas.

Portanto, é importante saber exatamente qual carreira você deseja seguir, e só então se matricular no curso de graduação que mais se encaixa no seu perfil.

Segunda licenciatura

A segunda licenciatura é um curso voltado para quem já concluiu um curso de licenciatura mas deseja dar aulas de outras disciplinas. Esse profissional vai poder mudar a materia que leciona, ou dar aulas de mais de uma disciplina. Por exemplo, um professor de Língua Portuguesa pode fazer um curso de segunda licenciatura para dar aulas de História.

Algumas instituições de ensino que ofertam os cursos de segunda licenciatura oferecem uma carga horária menor aos seus alunos, já que algumas disciplinas já cursadas podem ser eliminadas da nova grade. Os cursos, geralmente, têm uma duração menor do que dois anos.

Vale lembrar que quem opta por fazer a segunda licenciatura tem algumas vantagens após a conclusão do curso. Confira algumas:

  • Melhorar o currículo: Com o curso de segunda licenciatura, pode, em menos de dois anos, ter uma melhora significativa no curriculo e com isso ter melhores oportunidades de trabalho e de plano de carreira.
  • Ter uma nova área de atuação: Concluindo a segunda licenciatura, o professor ou professora pode aumentar sua área de atuação, podendo aproveitar novas oportunidades de trabalho, seja na escola em que já leciona ou em outras instituições de ensino.
  • Ter uma renda mensal maior: Com a possibilidade de aumentar a sua área de atuação e assumir novas turmas, você certamente vai ter uma renda maior, que é um fator importante e determinante.

Licenciatura Plena

Até o ano de 1996, os cursos de licenciatura no Brasil eram divididos em Licenciatura Curta e Licenciatura plena.

Os cursos de Licenciatura Curta também eram chamados de Magistério e tinham uma duração menor. Nessa categoria eram formados os professores que podiam dar atulas para o ensino infantil e no ensino fundamental I (1ª a 4ª séries).

No curso de Licenciatura Curta ou Magistério, não era necessário fazer um curso superior em uma universidade e a carga horária total para se formar era de 180 horas. Essa característica tornava esses cursos muito populares entre os alunos que estavam no ensino médio.

Por outro lado, os cursos de Licenciatura Plena eram um tipo de formação universitária voltada para formar professores para atuarem no ensino fundamental II (5º ao 9º anos) e no ensino médio (1ª a 3ª séries).

Porém, em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os cursos de Licenciatura Curta deixaram de existir. Portanto, atualmente, todos os cursos de Licenciatura podem ser considerados de Licenciatura Plena.

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre os cursos de Licenciatura pode encontrar o curso certo para você e realizar a sua matrícula em uma instituição de ensino de qualidade e cadastrada junto ao Ministério da Educação.

 

Editor do site

Cada integrante de nossa equipe carrega consigo uma valiosa coleção de experiências e habilidades singulares, culminando em um conjunto coeso que busca incansavelmente a excelência na criação de conteúdo. Nosso objetivo primordial é superar as expectativas, oferecendo aos nossos leitores uma experiência que não apenas enriqueça, mas também permaneça na memória.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

onze − nove =