Quais os benefícios de uma segunda graduação?

Se você já concluiu a faculdade mas quer dar um rumo diferente para a sua carreira, precisa saber que a segunda graduação pode ser ideal para você.

Os motivos para fazer uma segunda graduação são muitos, você pode querer mudar de área, melhorar o seu currículo, ou até mesmo realizar o sonho de ter uma profissão. 

Então, se você quer saber mais sobre a segunda graduação ead, vantagens de uma segunda graduação e todos os detalhes que englobam esse assunto, continue aqui, pois hoje nós vamos te explicar tudo sobre esse assunto. 

O que é a segunda graduação?

Atualmente ter concluído o curso de graduação não é mais considerado um diferencial no mercado de trabalho. Sendo assim, o profissional que deseja conquistar postos de trabalhos mais atraentes, precisa buscar novas fontes de qualificação, para se destacar dos demais candidatos a uma vaga, por exemplo. Então, é importante que após a conclusão do ensino superior, ele busque por cursos como idiomas, pós-graduação ou a segunda graduação.  

Dessa forma, podemos dizer que quando um profissional se forma em um curso superior e quer mudar de área ou aumentar os seus conhecimentos em sua área fazendo outra graduação, é chamado de segunda graduação. 

Esse investimento na carreira pode trazer diversas vantagens, e nós vamos falar sobre elas mais adiante. Mas quando fazer uma segunda graduação? Você precisa saber mais sobre as duas possibilidades com esse tipo de curso: mudar de área ou turbinar o currículo. 

Segunda graduação para mudar de área

Essa pode não ser uma decisão fácil. Sabemos que um profissional formado mas que está insatisfeito precisa encontrar um caminho novo para seguir. E nesse caso, a segunda graduação pode ajudá-lo. 

Mas antes de começar um curso novo, indicamos que você pesquise muito sobre a nova área, compare com o que você não gosta na área atual, analise o que atrai na nova profissão, pesquise sobre o curso que quer fazer, quanto tempo ele dura, se 

Segunda graduação para turbinar o currículo 

Quando você se forma em um curso de determinada área do conhecimento, pode encontrar nesse bloco outro curso capaz de contribuir para o seu crescimento profissional, te proporcionando uma formação mais ampla. 

Como exemplo, podemos citar os profissionais formados em um curso de licenciatura em Geografia. Ele pode optar por fazer uma segunda graduação em pedagogia, ampliando seus conhecimentos sobre a área educacional e se tornando um profissional mais atraente para o mercado de trabalho. Inclusive, a segunda graduação em Pedagogia também é muito procurada por profissionais formados em Psicologia. E apesar de ser cursos de áreas de conhecimentos distintos, podem complementar a carreira dos psicólogos que desejam atuar na área da educação, por exemplo. 

Quem busca uma segunda graduação para turbinar o currículo precisa ter um plano de carreira bem estruturado e entender os motivos que o levaram a buscar uma nova formação. Além disso, é preciso analisar quanto tempo dura uma segunda graduação, de acordo com as disciplinas que precisam ser cursadas. 

Por fim, se a sua dúvida é: Como fazer a segunda graduação? A nossa dica é que você pesquise os cursos de acordo com as suas pretensões e depois disso encontre as instituições de ensino que oferecem esses cursos para tirar todas as dúvidas quanto a grade curricular. 

Quais são os benefícios da segunda graduação? 

Você já viu acima que a segunda graduação pode servir para dois propósitos diferentes. O que você precisa saber agora, é que independente da sua pretensão, ela vale a pena ser feita. 

Com duas formações, você terá conhecimento e encontrará oportunidades de exercer duas profissões. Além disso, você ainda pode ter acesso a importantes cargos de liderança e ganhar destaque profissional. 

Por fim, para que você possa sanar suas dúvidas, nós do Blog Analista de Mercado – Oportunidades para a sua Carreira preparamos uma lista com os benefícios de uma segunda graduação. Confira: 

Melhores suas chances no mercado de trabalho

Nós já falamos que a segunda graduação abre novas oportunidades no mercado. Isso acontece pois você ganha mais conhecimento, principalmente quando o novo curso tem relação com o primeiro. Assim, você ganha uma vantagem significativa em relação aos seus concorrentes no mercado de trabalho. Uma nova graduação representa acréscimo de conhecimento. Quando o novo curso é de uma área próxima ao anterior, isso pode significar vantagem em relação aos seus concorrentes no mercado. Essa vantagem estará na sua capacidade de atuar em diversas frentes em um mesmo setor.

Também é preciso destacar que quando o curso é na mesma área, a duração da segunda graduação tende a ser menor. Além disso, se você optar por um curso a distância, tem o total controle da sua rotina, podendo estudar e acessar o curso no tempo que tem disponível. Dessa forma, o segundo curso não vai te obrigar a fazer mudanças no seu horário de trabalho para frequentar as aulas, por exemplo. 

Maior capacidade de trânsito entre áreas

Quando você opta por um curso que não tem nenhuma relação com o primeiro, encontra uma grande vantagem no mercado de trabalho. 

Entre os principais benefícios podemos destacar: 

  • Maior capacidade de adaptação a novos desafios
  • Maior versatilidade
  • Caso seja necessário, você pode atuar em dois setores, ou ser transferido para outro.
  • Em casos de mudanças no mercado, pode voltar a atuar na antiga área. 

Realização dos seus sonhos

Independente do motivo que te levou a fazer a primeira graduação, se você não está mais satisfeito com a profissão que escolheu, precisa mudar o rumo da sua carreira. Afinal, quando um profissional se sente feliz e realizado com seu trabalho, ele tende a obter melhores resultados. 

Então, se o seu sonho é ter uma carreira diferente, a segunda graduação pode te ajudar a conquistá-lo. 

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre a segunda graduação, está na hora de analisar como está a sua carreira e quais são as suas principais pretensões profissionais para decidir qual será o próximo passo. Não se esqueça que sempre que tiver alguma dúvida ou precisar pesquisar sobre o mercado de trabalho, nós do Blog “Analista de Mercado – Oportunidades para a sua Carreira” estamos aqui para te ajudar! 

Deixe seu Comentário